29 outubro 2012

Entrevista - Helena Andrade

 Entrevista - Helena Andrade

 
Autora: Despertar  Resenha clique aqui  
 


Quero agradecer Helena, imensamente por ter aceitado bater esse papinho conosco, estou  feliz e honrada tê-la aqui.

 1- Como surgiu a vontade de se tornar escritora?


Quando adolescente, imaginei um dia me tornar escritora, porém a vida foi seguindo seu curso, estudei, casei, tive filhos e não pensei mais nisso. Há dois anos, voltei a intensificar minhas leituras, em determinado momento, vi que era difícil encontrar livros que me satisfizessem, então resolvi tentar construir uma história.


 2- Como foi o processo de escrever "Despertar"? Quanto tempo demorou para estar finalizado?


Estimulada a escrever, me propus o desafio e comecei a construir a história em minha mente, primeiro escolhi o local, que desejei ser na Amazônia, depois vieram os personagens, suas profissões, as pesquisas.
Com a história praticamente construída, resolvi colocá-la no papel. Em quatro meses havia finalizado o livro. Claro que depois veio todo o trabalho de revisão, inclusão de trechos e acertos, mas a história em si ficou pronta neste prazo.


  3- Seus personagens tem um encanto único, se inspirou em alguém  próximo?


Não só em uma pessoa. Convivo e trabalho com pessoas muito especiais. Vejo em muitas o encantamento que Lívia transparece pela profissão, pelo ser humano, pela natureza, pela amizade. Por mais estranho que possa parecer, temos tantas pessoas neste mundo que acreditem num bem maior.
Fazem diferença, mesmo que seja no pequeno espaço em que atuem.


 4- Cite um trechinho que você mais gosta, vamos deixar as pessoas com mais vontade de ler "Despertar".


Adoro muitos trechos, inclusive fiz alguns quotes, em especial gosto do trecho que compõe a sinopse, ele, para mim, agrega uma parte da essência da história, que é a integração com a natureza, o amor, a sensualidade, a simplicidade natural do romance, envolvido por uma natureza exuberante. É um trecho muito sensual. Outro que gosto é uma reflexão de Lívia, que está na página 345 do livro, porém mencioná-lo seria spoiler. 
Então, deixarei os leitores na curiosidade, porém vou mencionar outro
trecho que gosto muito:

"Existe uma força magnética entre nós. Uma energia que nos impulsiona um ao encontro do outro, como imã. Queria ficar junto dele. Só com ele. Não me separar jamais. Vivenciar esta ânsia é algo inimaginável. Foge ao
controle. Também não queremos o controle, nos entregamos e deixamos nossos corpos expressarem esta paixão."


5- Qual foi sua maior dificuldade para a publicação do livro? E como venceu os obstáculos?


Pode parecer incrível, mas não tive dificuldade. Foi tudo tão rápido, que nem senti. Dificil mesmo é depois. Quem acha que publicar um livro é complicado, não sabe o que é tentar divulgá-lo. É um trabalho arduo diário. Temos que nos empenhar muito.....o universo literário é amplo, e fazer a obra, mesmo que de boa qualidade chegar ao conhecimento do leitor, principalmente em nosso país, que ainda destaca a literatura estrangeira, é uma batalha. Não que os escritores estrangeiros não devam ser divulgados, muito pelo contrário, eles trazem grandes contribuições a literatura, porém os nacionais também tem  se qualificado consideravelmente nos últimos anos.


 6- Quais são seus planos, tem projeto novo pintando por aí? Se sim, conte-nos um pouquinho.


Claro que tem. Adoro escrever, só lamento não ter mais tempo. Minha próxima obra está no final, já completamente construída em minha mente, só falta finalizar a escrita. Começará com um certo mistério.... Será outro romance, claro, adoro este gênero. Só posso adiantar que ele
começará em Paris, e assim, como Despertar, trará outros enfoques além de simplesmente o amor entre casais, mas em breve vocês com certeza saberão. Começarei a divulgação antes mesmo do lançamento. Espero que os leitores também gostem.


 7- Como as pessoas podem ficar por dentro das novidades do seu trabalho?

                Site: www.helenaandrade.com.br

          Blog: www.helenaescritora.wordpress.com

                 Twitter: @HelenaEscritora

                                Fanpage: Clique aqui
 
                   Fanpage Despertar:  Clique aqui
 

 8- Quem se interessou pelo seu livro podem adquirir como? 


Meu livro está a venda, em várias livrarias do país, inclusive, via internet, pela Saraiva, Cultura, Siciliano. Ainda possuo também alguns exemplares para venda através do site, pelo sistema Pagseguro e a Novo Século também o tem disponível, através do site.


 9- Como esta sua agenda? Algum evento? Convide nossos seguidores.


Teremos um encontro do Entre Linhas e Letras no dia 8 de Dezembro, por sinal 1 dia após o lançamento de Despertar, na cidade de São Paulo.
Estamos também construindo uma agenda para o próximo ano, contemplando outras capitais do país. Temos tido solicitações dos blogueiros em algumas cidades.

 10- Jogo rápido =

 Sonho: Ser feliz!

 Livro: Gosto de tantos....vou começar com os nacionais: Os das  escritoras do Entre Linhas, claro, "Por linhas tortas" da Cinthya  França, "Verônica decide morrer" do Paulo Coelho, "Nunca desista dos  seus sonhos" do Augusto Cury, a série "Crepúsculo" da Sthefanie Mayer e muitos outros.



Música: My Immortal - Evanescence (por sinal deve ser a musica do book trailer do próximo livro)

Filme: São tantos...adoro cinema! O mais recente foi Intocáveis, um filme excelente.


 Lugar: Onde estejam as pessoas que amo.


 Deus: Onipresente!


 Frase: Decifra-me, mas não conclua. Eu posso te surpreender. - Clarice Lispector.


 11- No final deixe um recadinho para o Amantes de Livros.

Leiam, despertem seus sonhos, corra atrás deles. Quando queremos nada é impossível.


Obrigada mais uma vez Helena por ter aceitado nosso convite, foi um prazer enorme ter batido esse papo e conhecido mais um pouco de você e do seu maravilhoso trabalho. Eu e toda a equipe do Amantes de Livros lhe desejamos ainda mais sucesso nessa empreitada sabendo que pode sempre contar conosco . 



Nenhum comentário: