29 novembro 2012

Entrevista Carlos Ventura




Entrevista Carlos Ventura

Autor de O Verdadeiro Paraíso



A Equipe das Amantes de Livros agradece a honra e o prazer de fazer esta entrevista, desejamos muito sucesso em sua carreira!!


Sinopse:

O Verdadeiro Paraíso é uma obra multifacetada (Contos, Poemas, Pensamentos, Frases e Letras de Musicas), onde a exaltação a Mulher nos leva através do olhar do autor a viajar pelo maravilhoso universo feminino suas nuances e seus sutis detalhes. Livro escrito segundo o autor para tocar a Mulher e provocar os homens a ter um novo olhar sobre o magico e encantador universo feminino. O Verdadeiro Paraíso que esta na sua 2a segunda edição, descortina um universo poético e sensual do autor que em suas paginas descreve a paixão pela Mulher como criatura sublime através das suas delicadas e sensuais observações. Levando-nos a um caminho de completa descoberta sobre a Mulher e seu universo, onde segundo o autor nos perdemos e nos encontramos.


Um pouco sobre o autor:
CARLOS S. VENTURA, nasceu em Salvador/BA. Cantor, Compositor, Poeta, Escritor, Dramaturgo, Acadêmico. Embaixador da Paz/UN Acadêmico da ALB-Academia de Letras do Brasil, Presidente da Seccional/Suíça-ALB, Acadêmico da ACB-Academia de Cultura da Bahia, Acad. da ANICAL-Academia Nacional e Internacional de Ciências, Artes e Letras, Acadêmico da FEBACLA-Federação dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes, Onde ocupa o cargo de Senador Acadêmico para Suíça. Acad. correspondente Inter. da ARTPOP-Academia de Artes de Cabo Frio-Rj, Acad. correspondente Inter. da ACLA/MG- Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais, Membro do Clube Brasileiro de Língua Portuguesa

1 - Como surgiu a vontade de se tornar escritor?

C.V - Bem, não houve a vontade de ser escitor e sim um chamamento instintivo a escrever aquilo que me tocava. Antes do escritor surgiu o compositor a ideia era musicar sentimentos e o meu olhar sobre o que me cercava. Passei a sentir que os textos que eu não conseguia musicar eram porque as energias neles contidas precisavam de espaço para atingir seu objetivo de tocar o outro, precisava ser direto e sonoro, sem a necessidade da musica como suporte e sim a leitura ou por vezes a sonoridade da voz. Então surge sem pretensão o aprendiz de escritor e seus primeiros trabalhos como poeta, romancista, contista e assim também para o teatro.
Portanto não me defino como escritor profissional, pois não encaro como profissão e sim como missão. Portanto o que sou é um aprendiz das palavras.

2 - Como foi o processo de escrever o Verdadeiro Paraíso?

C.V - O Verdadeiro Paraiso surge de um dilema entre gravar o trabalho musical tendo as Mulheres como tema ou fazer algo mais completo onde o universo feminino não fosse só o tema e sim a homenagem, e uma provocação aos homens para que pudessem observar o magico universo feminino com um olhar mais atento e delicado.
Mas, a coisa tomou um direcionamento de energias bem maiores que a minha singela intenção.
Três Mulheres entram em cena para fazer acontecer o Livro. Portanto mais uma vez estava lá uma prova de que sem esta energia no cosmo nada avança, ou seja, as Mulheres é quem fazem tudo se mover neste plano. Uma energia mãe e cósmica de uma beleza impar.
Corinne Nüscheler financiou a primeira edição, a Antropóloga Mara Ventura, reuniu um acervo de mais de 2.000 textos (Poemas, Contos, Frases, Pensamentos, Letras de Musica) onde a Mulher é fruto de inspiração e matéria prima. Para que fizéssemos a difícil escolha de textos para a montagem do livro. A Escritora e amiga, Renata Rimet ficou na coordenação executiva do livro e assim emanado pela energia Mãe surge o Verdadeiro Paraiso.  Um livro Multifacetado com Contos, Poemas, Frases, pensamentos e Letras de Musicas.
feito para tocar a Mulher e provocar o Homem ter um outro olhar sobre o universo feminino.
Livro este que já esta em sua segunda edição. 


              


3 - Cite um trechinho que você mais gosta, vamos deixar as pessoas com mais vontade de ler O Verdadeiro Paraíso.

C.V - Citar um trechinho que mais gosto eu seria desonesto com os meus textos e energias que se manifestaram para que eles se materializassem, pois eu só compartilho e publico aquilo o que gosto. Portanto eu gosto do livro como um todo.
Convido aos leitores do blog, a lerem um dos contos do livro chamado: O Relógio.
Que na opinião de muitos leitores é bastante dinâmico e interessante.
http://www.recantodasletras.com.br/contos/1203152

4 - Você teve dificuldades para publicar o seu livro? Se sim, como venceu esses obstáculos?

C.V - Dificuldades todos nós autores independente temos, pois livro na verdade não é considerado como um investimento ou como necessidade básica. Quando buscamos apoio para publicação através de patrocínio e apoio, os empresários e a maioria dos gestores públicos quando veem que o retorno não é financeiro ou eleitoral, não investem ou financiam e quem perde é a outra ponta que é a educação a formação de cidadãos com senso critico, capazes de criar uma sociedade mais justa e de elegerem políticos e gestores sérios, responsáveis, não os que ai está e na sua grande maioria representam uma legenda partidária, seus grupos e planos para se manter no poder a todo custo.
Promover politicas e projetos para desenvolver publico e assim gerar novos futuros leitores e escritores ainda esta aquém do que deveria.
Existem algumas iniciativas que não tem o apoio que deveria para ganhar corpo.
Quanto às dificuldades acredito que quando vencemos a maior delas as outras, são fichinhas e o maior desafio é você vencer você mesmo. Acreditar que você pode construir algo mesmo que muitos te digam que você não irá consegui.
O maior desafio é escrever o livro, seu sentir, suas historia, suas         impressões,    seu   olhar.
O que me fez vencer os obstáculos foram as pessoas negativas, aquelas que disseram que eu não poderia. Que eu não deveria, não conseguiria.


5 - Sabendo que reside atualmente na Suíça, você sente dificuldades em ter maior divulgação e leitores no Brasil ou isso não interfere?

C.V - Hoje com a velocidade de informação e a globalização não há fronteiras. A maior dificuldade na verdade é ter que disputar espaço com grandes editoras que bancam os tais «Grandes», e o pior é que os que financiam com a grana é aqueles que nós empregamos para pagar nossa publicação. Com os valores extorsivos que as grandes livrarias cobram para estocar seu livro, pois na verdade é o que fazem estocam o seu livro; Você chega numa destas grandes livrarias elas tem a cara de pau de lhe cobrar entre 50 a 75% do valor de capa de uma obra que foi toda custeada por você, e pegam seu livro colocam por lá em alguma prateleira e esquecem. E com este lucro colocam em suas vitrines e espaços reservados algum ex-xarope que virou bruxo (Tem gente que gosta, mas ninguém é perfeito), com receitas do “bem viver”. Pois é isso que as pessoas precisam segundo eles. É isso que é importante para os jovens leitores, auto ajuda, auto piedade.
A humanidade precisa disto apiedar-se, como “eles” querem.
Será?
Bem, os nossos livros tem sido na medida do possível e da pequena quantidade bem aceitos pelos nossos leitores.  Tanto no Brasil, quanto aqui na Europa e pasmem mesmo sendo eles escritos em português. Diferentemente do que se possa imaginar há um grande interesse hoje na nossa língua principalmente depois do Brasil ter conquistado posições economicamente importantes no mundo.
Existe aqui na Suíça, cursos de português em escolas particulares com a seguinte nomenclatura (Português Brasileiro).
O que na verdade precisamos para que possamos vencer o “Golias” é a meu ver o associativismo, o trabalho coletivo, uma mobilização da classe para discutir, por exemplo, o preço absurdo do papel no Brasil que é um dos maiores produtores no mundo. Buscar novos rumos para o modelo falido de mercado que ai esta, promover politicas de democratização, acesso e estimulo a leitura etc...

6 - Quais são seus planos, tem projeto novo pintando por aí? Se sim, conte-nos um pouco sobre ele...

C.V - Tenho um livro que está quase pronto e que começara a ser escrito há tempos e não o terminei não sei faltam introduzir alguns fatos históricos para situar o leitor mas...  (Quem sabe ele venha em 2013?)
Chama-se: O Retorno. Um romance de ação, que conta a historia politica do Brasil a partir do golpe de 64, o olhar de um ex-militante politico que após o exilio retorna ao Brasil em plena eleição de Lula para Presidente da Republica. Neste retorno ele viaja no passado mesclando sua imagem com o presente.
Um retrato sobre um Brasil ditador e a esquerda não tão a esquerda no poder.
Com o julgamento do mensalão e as condenações quem sabe não me motive a termina-lo?
Na verdade no próximo ano eu estou com planos na verdade de lançar meu trabalho musical que já esta na fila há tempos que é o cd Caminhos Abertos, fruto do meu projeto Show que já foi assistido no Brasil e Europa por mais de 40.000 pessoas nas ruas do Brasil e no exterior.
100% autoral 10000000% emoção por tudo que este projeto me proporcionou.

7 -  Como as pessoas podem ficar conhecendo mais as novidades de seu trabalho?

C.V - Nossos trabalhos musicais vocês podem encontrar: www.palcomp3.com.br/carlosventtura
O material postado neste espaço nao tem pretensões e sim o objetivo de ser registro e assim com sua energia tem tocado as pessoas.
  
Literarios:www.recantodasletras.com.br/autores/carlosventura
Noticias sobre o mundo acadêmico, arte e cultura na Europa e no Brasil: Academia de Letras do Brasil/Seccional-Suíça: http://albswiss.blogspot.ch/
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/216811

8- Quem se interessou pelo seu livro pode adquiri-lo como?

C.V - No Brasil dois caminhos, o e-mail da nossa produção que envia diretamente para o interessado: producaocarlosventtura@gmail.com  e através do site da Livraria da Academia de Letras do Brasil: http://www.livrariaalb-suica.com/o-verdadeiro-paraiso.html

9 - Como está sua agenda? Algum evento? Convide nossos seguidores!!

C.V - Até fim dezembro/12, tenho agora só, concertos privados na Suíça e uma palestra sobre literatura no fim deste mês. (11/12)

10 - Jogo Rápido:

Sonho – Uma classe artística e literária coesa, em busca de ideais verdadeiramente coletivos, o que temos por ai são recortes do que pode ser o ideal.

Livro – (O Verdadeiro Paraiso) (Risos) Também, mas na verdade, um livro para cada criança. Acredito que este seria o livro ideal. O primeiro livro, o primeiro contato, o caminho para novos mundos.

Música – (Primavera ou Juramento/Carlos Ventura) (Risos.) Musica para mim é aquela que tem o poder de te transportar para onde seu espirito deseja esta no momento que você a escuta.

Filme- Tarde de Mais Para Esquecer/Suplicio de uma Saudade (Clássicos)

Lugar – Salvador/Bahia-Brasil

Deus- Aquele que você acredita e tem dentro de você.

Frase:

 "...Se eu tivesse mais tempo, talvez não tivesse tempo de ser tão feliz..."
("Em Tempo", by Carlos Ventura)





11- Em suma, deixe um recadinho para o Amantes de Livros:

C.V- Busque sempre o conhecimento, pois o conhecimento é poder e compartilhe-o!


"...Os sábios buscam aprender com o novo e compartilhar este aprendizado.
Os  tolos temem as mudanças..."

("Tem Vento no Mar", by Carlos Ventura)

Paz e Luz!




Espero que tenham gostado dessa entrevista pessoal ....
Até a próxima !! 

Nenhum comentário: