23 maio 2013

Entrevista - Leo Vieira

Entrevista - Leo Vieira



Leo Vieira é escritor acadêmico, ator, professor, Comendador, produtor cultural e Doutor em Teologia e Literatura.
O autor tem como compromisso, incentivar a literatura e a cultura nacional, fazendo intercâmbios com as Academias de Letras em que participa e promovendo lançamentos, interações, oficinas de leitores e feiras literárias por todo o país. 



É um prazer enorme, enorme mesmo recebe-lo aqui Leo , seja muito bem vindo . 

Eu que agradeço, Dani! Fico muito feliz por essa oportunidade! 



1- Como surgiu a vontade de se tornar escritor ? 

Eu já escrevia peças de teatro (sou ator sindicalizado) e enredos de histórias em quadrinhos desde a adolescência. Um dos meus projetos estava trabalhoso demais para ser adaptado para quadrinhos, pois também exigiria um traço de desenho mais acadêmico e os custos de impressão na gráfica sairia alto demais. Decidi transformar a obra em romance de ficção e então precisei ficar alguns anos aprendendo como esboçar uma literatura de qualidade e também decidi estudar teologia para me aprofundar na construção de personagens e vilões ressaltando as boas lições do moralismo cristão. Acabei gostando do resultado e me dedicando completamente a essa arte. 


2- Apresente seu livro aos nossos seguidores .

O único livro publicado é "Alecognição" (Editora Lexia), que também é uma série de ficção e suspense, narrando a jornada de um detetive que investiga casos do sobrenatural. A série já está pronta (são 23 livros) e pretendo lançar o restante de uma vez. Também escrevi livros técnicos, teológicos, de ciências políticas e infantis. Estou aguardando a oportunidade e farei o lançamento deles. 



3- Escolha um trechinho especial de seu livro , divulgue –o . 

"Nossa vida é um somatório de sonhos,desejos,metas, propósitos, vontade e realizações. Nunca queira chegar na linha de chegada sem apreciar o esforço da corrida."- Aristarco De La Rue, aconselhando o jovem e inexperiente herói no livro.


4- Qual foi sua maior dificuldade para a publicação do livro ? E como venceu os obstáculos ? 

A maior dificuldade é o dinheiro pra investir. Hoje tenho obstáculos maiores porque além dos livros publicados, também existe investimento em questões publicitárias e projetos culturais literários. As minhas publicações não têm fins lucrativos e as vendas são destinadas para esses projetos.



5 - Em relação ao seus personagens , se inspirou em alguém próximo ou foram todos fictícios ? 

Quase todos os personagens existem de certa forma. Eu presenciei muita coisa na minha vida e também conheci muita gente interessante que se transformaria em música ou livro um dia. Eu sempre vivo em vários mundos paralelos enquanto escrevo e leio. Depois desperto para ir dormir e sonhar com tudo aquilo novamente. 



6- Tem projeto novo pintando por ai ? Se sim , conte nos um pouquinho . 

Vem aí o "I Circuito Cultural Literário", que será uma gigantesca feira literária em São Gonçalo (RJ), agregando Niterói, Maricá, Itaboraí e também outros municípios do Estado do Rio de Janeiro. O evento contará com palestras, stands, música e muitos livros;
Para esse ano também terão vários eventos envolvendo literatura em São Gonçalo e Niterói, cidades onde sou delegado cultural acadêmico pela Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e pela Confederação Brasileira de Letras e Artes (CONBLA) respectivamente;
Terminei de formular os estatutos de nove ONGs (sobre filantropia, cultura,proteção dos animais e Meio Ambiente) que atuarão apoiando parte das trinta academias de letras e associações em que eu participo;
Pretendo publicar um gigantesco número de livros inéditos, inclusive infantis (muitos deles já estão prontos);
Caso o investimento para a grande quantidade de livros ainda for muito alto, irei adiantar um projeto paralelo e lançar o meu próprio selo editorial.




8 - Como as pessoas podem ficar por dentro das novidades do seu trabalho? 

São várias formas. Digitando "Alecognição" no Google aparecem muitos links com referências de blogs. Vou deixar os que eu atualizo frequentemente: 


Alecognição Clique aqui

Antro Literário Clique aqui



Blog com textos e mensagens religiosas (também sou teólogo e capelão): 






Nestes estão a minha biografia atualizada, com entrevistas: 





9- Quem se interessou pelo seu livro pode adquirir como ?

Direto no site da Editora Lexia, que distribui para qualquer lugar do Brasil: 





10 -Como esta sua agenda ? Algum evento ? Convide nossos seguidores. 

No momento, não posso viajar para nenhum lugar fora do Estado do Rio de Janeiro. Faço atividades de capelania em hospitais e asilos em São Gonçalo e Niterói sem nenhum custo. Estou disponível para palestras e oficinas de escritores nas escolas (em São Gonçalo e Niterói) sem nenhum custo também.
Convido a todos para acompanharem as novidades culturais literárias em minhas páginas e também me consultarem sobre o que quiserem e precisarem. Pretendo que as ONGs que serão inauguradas esse ano também tenham suas filiais firmadas nos demais Estados, dependendo da necessidade e interesse dos seguidores.



Jogo rápido 

Sonho: Um parque temático para os personagens dos meus livros infantis. 

Livro: "Rumo à Liberdade", de Giselda Laporta Nicolelis (releio constantemente). 

Autor: Ryoki Inoue (aprendi muito com ele). 

Música: Trilhas instrumentais de ação (me ajudam a escrever com compasso [ritmo e ordem]). 

Filme: A Origem (de Chris Nolan). 

Lugar: Campo de São Bento (Niterói-RJ) 

Deus: Portador de minha eterna gratidão. 

Frase: "Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações" ( Henry David Thoreau).



11- No final deixe um recadinho para o Amantes de Livros. 

Se você tem um propósito, não sonhe parado, deixando a vida passar. Rasgue o casulo das ideias e erga as asas da imaginação, desbravando o mundo das possibilidades. Voe, explore e pouse no grande pódio da vida que o espera. Você nasceu pra vencer, mas precisa fazer por onde pra merecer. 


Quero agradecer imensamente por ter topado bater esse papo comigo . Grande beijo . Sucesso hoje e sempre!! 

Muito obrigado pelo espaço e sucesso pra todos nós! 

Pessoal , e aí gostaram ? Eu adorei saber mais sobre o trabalho de Leo e seus planos para o futuro ,  pessoas assim como ele , que precisamos espalhados pelo país para que essa nossa situação de hoje , melhore . 

Lembre-se não vá embora sem deixar sua opinião , se gostou divulgue entre os amigos .  

8 comentários:

Irreparável disse...

Cara, ele estudou teologia pra construir personagens????
Porque diabos eu nunca pensei nisso antes!!! ahauahuaha
23 livros é muita coisa! Parabéns ao autor pelo maravilhoso feito e por não desistir.
Amei a entrevista!!

bjus
terradecarol.blogspot.com,

Nardonio disse...

Pra variar, gostei bastante da entrevista. O que achei legal é que ele não para um minuto. Rsrsrs
Achei legal também esse trabalho que ele faz em hospitais e asilos. Parabéns pela iniciativa!
E uma série com 23 títulos?!?! Quer deixar seus leitores sem money?!?! Rsrsrs
Te desejo muito sucesso!!!

@_Dom_Dom

Ana Paula disse...

Vish! Vou a falência... 23 livros??? Ha!!!! kkkkk

Fiquei curiosa, adoro livros assim... vamos ver neh??? O.O

Parabéns pela entrevista, ficou show!!!

bjo^^

Unknown disse...

Parabéns pela entrevista!!
Gostei muito de conhecer mais do autor e de seu trabalho!!

Maria Ferreira- Impressões de Maria disse...

Esta é a melhor entrevista do autor.
Parabéns para ele que é uma excelente pessoa em todos os aspectos e parabéns a dona do blog por ter feito uma boa escolha em entrevistá-lo.
Sucesso para o autor.

Rossana Batista disse...

Adorei a entrevista!
É sempre bom conhecer os autores.
Desejo sucesso em seu novo projeto e claro, nos seus futuros projetos =)

Roberta Moraes disse...

Isso sim é um dom.
Faz palestras e vai a asilos sem cobrar nada, isso tudo para ajudar ao próximo.
Parabéns! Desejo tudo de bom para você!

camila rosa disse...

Quantas coisas ele é hein o seu livro parece ser bem legal eu nunca tinha ouvido falar dele, mas achei seu trabalho muito interessante e quero saber mais.