25 julho 2012

ENTREVISTA - LEILA REGO

ENTREVISTA - LEILA REGO 
AUTORA DA SÉRIE: POBRE NÃO TEM SORTE 




Primeiramente gostaria de agradecer por ter aceitado dar uma palavrinha com a gente, é uma honra!

 Obrigada, Daniele. Sempre é um prazer falar do meu trabalho para os leitores e uma alegria estar aqui no seu blog.


1-    Vamos falar da sua série que é um grande sucesso, POBRE NÃO TEM SORTE, de onde surgiu a ideia de escrever essa história?


Pobre Não Tem Sorte conta a história de Mariana Louveira, uma garota pobre que vai ser casar com um cara rico (e bonito!). Ao namorar Edu, Mariana tem acesso a um mundo que ela não tinha conhecimento: o mundo da alta sociedade, onde dinheiro não é problema e sim solução. Uma vez inserida neste novo mundo, ela fica completamente deslumbrada.  Quer pertencer a esse mundo a qualquer custo. Ou melhor, parcelando seus custos em várias parcelas do seu cartão de crédito.
Sua futilidade foi criada com alguns propósitos: para mostrar o consumismo exagerado que vivemos hoje em dia, mostrar os valores distorcidos que, às vezes, sem querer acabamos deixando de lado, e a obsessão por marcas e status que muitos têm e gostam de ostentar.
Esses fatos sempre me incomodaram de alguma forma. Sei que a culpa é desse mundo capitalista de hoje que nos “escraviza” desde cedo.  Afinal, antes de sermos leais, honestos, bons e educados temos que ser lindos, magros e na moda. Cansada dessa realidade, achei que seria bacana falar desse assunto e levar as pessoas a refletir.
Quero aproveitar para ressaltar que a Mari é uma personagem muito vaidosa e adora moda. Eu não vejo nada de errado nisso. Só exagerei para mostrar que não podemos ser escravos de grifes, produtos de luxo e do consumismo desenfreado.

2-      Mariana Louveira é uma mulher fútil na primeira fase, mas de muitos valores, cheias de características marcantes ...Me diga, ela foi inspirada em alguém próximo a você?


Não me inspirei em uma só pessoa. A parte fútil de Mariana foi inspirada em muitas mulheres (e homens também!) que levam a vaidade e o consumo por produtos de grife ao extremo.  E o lado bom da Mari foi inspirado em meus valores pessoais.


3-     Pobre não tem sorte é um livro de muita criatividade e lição para dar aos seus leitores, isso já era um objetivo ensinar algo com os erros da personagem, ou foi fluindo conforme a escrita?


 Eu já tinha o propósito de transmitir uma mensagem quando comecei a escrever por conta do meu ponto de vista como leitora. Adoro ler chick-lits, mas são poucos os que trazem alguma mensagem para reflexão e eu acho importante para que o livro não fique só em uma historia bonita e engraçada.


4-     Edu é um personagem apaixonante e isso destacou ainda mais no  Pobre não tem sorte 2, eu me encantei por ele. Cite para nossos leitores o seu trecho favorito que ele protagoniza!



Edu é um fofo mesmo! =)
Eu gosto da cena da rodoviária no livro 1 da série – mas, não vou falar mais para não soltar spoilers. E gosto também da postura dele em PNTS2.

5-     Pode nos dizer qual personagem tem mais de Leila Rego? Algum você especificamente colocou mais de sua personalidade?


Não tem um que reflete exatamente como eu sou. Me comparando a Mari, por exemplo, sou amiga dos meus amigos. Gosto de ajudar, me coloco à disposição deles sempre que possível.


6-     A história de amor de Sabiá e Duda abrilhantou, encantou mais Pobre não tem sorte 2, como surgiu essa ideia de Mari escrever? Sabiá foi inspirado em alguma dupla do momento?


A história da Duda e do João Sabiá é o um de meus xodós da série Pobre Não Tem Sorte. Amo esses dois! Já pensei em dar um livro para eles, mas eles “foram criados” pela Mariana... Não posso roubar seus personagens. Rs
A história da Duda e do João nasceu de uma conversa com uma amiga minha. Ela sabe que sou fã das músicas de Victor e Leo e me contou que um dia ela estava em um hotel e pegou o elevador com dois “ moços bonitos” e que não sabia quem eram. Eu quase surtei:

- Como assim, você desce de elevador com Victor e Leo e não sabe quem são eles?

- Não sabia, ué! – respondeu ela. – Só soube quando, ao chegar no térreo, a funcionária do hotel veio especular o que eu tinha conversado com eles.

- E o quê você conversou?

- Nada. Descemos calados. – respondeu minha amiga, desinformada.
E enquanto ela narrava sua aventura com os mineirinhos, eu tive a ideia, vislumbrei a cena e criei a história da Duda e do João.


Rapidinhas:


Livro favorito : Não tenho um livro específico. Gosto de vários... Hum, mas, vou citar o Um Dia.


Filme: Idem aos livros. Um Dia, Diários de uma paixão, Once, O casamento do meu melhor amigo.


Música: Todas do Elvis. 



Passatempo: Escrever, apesar de hoje ser o meu trabalho, já foi o meu passatempo. Gosto também de ler, de criar listas de coisas... rs



Alguém: Minha família por inteira.


7 – Para as pessoas que querem adquirir seus livros, como que faz? Tem algum site, deixe para gente.



Meus livros podem ser encontrados nas principais livrarias e no meu site, www.leilarego.com.br



 8 – Estou sabendo que você está com novo projeto "Amigas (im)perfeitas - juntas no amor, na dor e no rock rool"!Diga um pouquinho dele!!


 O livro fala de amizade verdadeira, determinação, união… Amigos se ajudando mutuamente com alegria e amor .... As 3 personagens principais são amigas de infância e são “legionárias” ( fãs da banda Legião Urbana). A capa e sinopse já foram divulgadas. 

Quem quiser saber mais é só acessar o meu blog:  http://www.leilarego.com.br/blog


9 – Diga nos como esta sua agenda? Bienal? Convide nossos seguidores.


O Amigas (im)perfeitas será lançado no dia 18 de agosto às 16h no estande do grupo editorial Autêntica, na Bienal de São Paulo. Depois, estarei lançando em algumas capitais. Mas ainda não tenho as datas e locais confirmados. Fiquem ligados na minha agenda, que está em meu site. Lá teremos todas as datas assim que confirmemos.


10- Para finalizar deixe um recadinho para os amantes de livros! Links para seus fãs saberem mais de Leila Rego.


Obrigada pela oportunidade de estar aqui, falando dos meus livros e personagens. Obrigada aos leitores que leram meus livros e de outros autores nacionais. Precisamos valorizar mais nossos autores! =)
Quem quiser me acompanhar é só acessar o meu site, www.leilarego.com.br, lá tem todos os meus canais.




Obrigada Leila, pela entrevista amei conhecer mais de seu trabalho!
E obrigada por tirar minha dúvida pessoal, sou fã de Victor e Leo e o Sabiá me fez lembrar muito deles. Alguma coisa me dizia já essa sua resposta... Amei!!!! 
Duas paixão juntas música e livro, meu coração de fã não aguenta! Hehe
Beijocas

Um comentário:

Leila Rego disse...

Obrigada pelo carinho Daniele! Você, como leitora e incentivadora da literatura nacional, me motiva a seguir trilhando esse caminho.
Muita luz!
Beijos,
Leila Rego
www.leilarego.com.br