28 setembro 2012

Passeio em Ouro Preto

Ouro Preto





Tu és a vila dos amores
Onde as ruas de prata
Ofuscam o brilho das estrelas.
São douradas tuas igrejas
Que de longe refletem
As luzes dos lampiões.
Os casais que por ti passeiam
Levam consigo os desejos
De serem eternos
E eterno o amor
Que distante se vê chegando
E se enraizando em vossas praças.
Oh aurora que se aproxima
A tecnologia não apagará
Dessa vila a historia
Dos seus infindos dias
Mas ratificará em todas as memórias
A importância do seu legado.
Os poetas que daqui surgiram
Escreveram nos pergaminhos da vida
A graça das ilusões,
Das paixões
Que em ti foram sacrificadas.
E eu um pobre mortal
Escrevo nestas pequenas entrelinhas
O colóquio envaidecido
De conhecer-te de perto.




Igreja São Francisco de Assis

 A mais famosa de Ouro Preto, um dos exemplares mais magníficos do barroco mineiro. Sua construção foi iniciada em 1766. é considerada obra-prima de Aleijadinho, responsável pelo risco geral do prédio, portada, tribuna do altar-mor, altares laterais e capela-mor. São também suas as esculturas da portada e dos púlpitos. Mestre Ataíde conferiu excelência artística ao teto, representando a assunção de Nossa Senhora. A arquitetura desta igreja tem inspiração militar. 




Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar


O projeto desta igreja, considerada uma das mais requintadas do barroco, é atribuído a Pedro Gomes Chaves. A talha da capela-mor foi executada por Francisco Xavier de Brito. O acervo ainda inclui magnífica talha coberta de ouro e mais de quatrocentos anjos esculpidos. Foram empregados em sua ornamentação cerca de 400 quilos de ouro e 400 de prata. Em anexo, na sacristia, está o Museu de Arte Sacra do Pilar (ver museus). Entrada paga.
Praça Monsenhor Castilho Barbosa. 


Casa dos Contos


Fui fazer um passeio na Casa dos Contos fiquei encantada com tudo que vi la,   impressionante como a historia do Brasil é interessante. Desde as primeiras moedas até as atuais. 




Deixei minha marquinha la na Casa Da Moeda em Ouro Preto.





Uma das partes que eu fiquei mais feliz em visitar na casa da moeda foi a parte dos livros antigos que contam a historia do Brasil, é impressionante pra aguem como eu que ama livros deparar com aqueles livros antigos, são raros e fez meu coração pulsar de alegria no momento em qu eoa vi la.



Impossível não viajar no tempo e na história no sobe-e-desce das ladeiras de Ouro Preto. Entre um atrativo e outro, tudo remete ao período colonial. 





Ouro Preto é um lugar realmente muito lindo




Fiquei deslumbrada com as casas antigas que encontrei la, muitas delas foram expirações pra que eu possa escrever, quase todas as casa com varandas em cima, tudo muito bem estruturado, e antigo, dando um charme a cidade de Ouro Preto. 



Ó! Minas Gerais Ó! Minas Gerais 
Quem te conhece não esquece jamais 
Ó! Minas Gerais 

E para espantar aquele friozinho que tava la em Ouro Preto só mesmo tomando um bom e delicioso chocolate quente pra esquentar um pouco.


Aproveitamos o belo passeio e fomos a noite conhecer um pouco da cidade de Mariana. Como Minas Gerais tem cidades encantadoras e cheias de charme. Com toda beleza das cidades mineiras fica difícil não querer voltar e querer conhecer outras cidades também.


Existem lugares onde tudo tem início, nos quais homens fixam raízes e começam a escrever uma história. Transformam o mundo e também a si mesmos. O Estado de Minas Gerais, como o conhecemos hoje, nasceu às margens de um formoso ribeirão, em uma cidade com vocação para o fascínio e para o poder. 



Nenhum comentário: