25 setembro 2012

Dica de Nacional - As Flores do Ruanda

Dica de Nacional - As Flores do Ruanda 
Adelson Correia da Costa









Sinopse - As Flores do Ruanda - Adelson Correia da Costa

 

De 06 de abril a 10 de julho de 1994 ocorreu em um pequeno país centro-africano chamado Ruanda uma matança indiscriminada de milhares de indivíduos da etnia tutsi perpetrada pelos hutus com os quais convivem. As Flores do Ruanda é um romance que relata a épica jornada de um ano de duração de uma médica americana, Dra. Isabelle, inserida em um contexto hostil de guerra civil a serviço da Cruz Vermelha Internacional. O seu contato com os pigmeus africanos denominados twas nos apresenta este povo sofrido que, sem ao menos perceber as razões da matança generalizada, foi impiedosamente chacinado. Expulsos do Ruanda pelos hutus, os tutsis se organizam no exílio do Uganda e fundam a Frente Patriótica Ruandesa, grupo guerrilheiro armado que invade o país a partir do Norte, em busca da retomada do poder político central. Este esforço demanda intensas contendas e batalhas sangrentas, motivando a retaliação hutu por meio do genocídio ruandês, que visou o extermínio da etnia opositora. 


Pagina do livro no skoob 

Pagina oficial do livro no facebook 


Com autorização de meu grande amigo Adelson vou postar uma carta carinhosa que ele recebeu sobre sua obra , tenho certeza que voces ficaram ainda mais interessados nessa nossa dica de hoje , é um livro impressionante que dispertará varios sentimentos , leitura indispensavel ! 


Carta do poeta cearense José de Castro.

05/06/2012


AMIGO ADELSON

Você está de parabéns. Seu Romance é de bom nível, o que significa muito, considerando que você é estreante no gênero. Somente uma imaginação vigorosa e criadora é capaz de fazer algo semelhante. Creio tenha estudado bastante a problemática e os costumes daquele país, indo fundo na sua história. Mesmo assim, sem a capacidade de um bom romancista jamais teria escrito este livro. Tudo ali era muito estranho e desconhecido: costumes e hábitos, até mesmo o estágio de desenvolvimento, abaixo do desejável.

Em assim sendo, a problemática era complicada. O pais, dado seu estado precário, sofre forte pressão dos países imperialistas com muitos interesses em jogo. Para maior complicação a nação encontra-se dividida em facções que se debatem em lutas intestinas , tendo a fração dominante aliada ao capital estrangeiro e sofrendo forte influencia deste. Daí as injustiças sociais, com a violação dos direitos humanos, agressões gratuitas, etc. O estrangeiro pouco compromisso tem com os nativos, pouco importando que a população viva em extrema miséria, sofrendo as mais brutais atrocidades, e isto está bem retratado no livro.

Em meio a toda esta problemática, encontram-se os personagens principais do seu romance, isto é, Dr. Mike e Dra. Isabelle. Ao primeiro, descompromissado, interessa sobretudo a sua função, sem importar quanto possa ocorrer aos nativos. Já a segunda, personagem deveras interessante, de sensibilidade aguçada, se identifica com os problemas do pais e se envolve inteiramente com a problemática local. Desfrutando de prestígio, primeiro por ser médica americana e, segundo por ser filha de senador passou a revoltar-se com as injustiças praticadas, influenciando em boa medida o Dr.Mike, conseguindo amenizar em muito o sofrimento dos nativos. É personagem lindíssimo.

Tudo isto é analisado em forma romanceada. Isto, meu camarada, só faz quem tem competência e desenvoltura. Num estilo fluente, claro e agradável, você vai tecendo o enredo, conduzindo os fatos e personagens numa ordem lógica, como faz gente grande. O interessante é que o enredo se desenrola suavemente, sem vazios ou passagens bruscas. Os personagens agem com absoluta coerência, sem divergência na forma de pensar ou em suas posições. Isto é interessante num romance, uma vez que lhe é condição indispensável.

A título de sugestão: Por que o amigo não escreve um romance sobre fatos históricos do Brasil? Com a sua capacidade, facilidade e versatilidade, poderia fazer uma boa obra sobre assuntos diversos, ex: A Guerra de Canudos, a Coluna Prestes, sobre o Coronelismo no Brasil, o Fanatismo, o Cangaceirismo etc.

Mais uma vez parabéns pela sua obra e receba um abraço, do velho amigo. J, Castro.
Um pouco do autor 
Adelson Correia da Costa  





Adelson Correia da Costa é Administrador de Empresas, Funcionário Público Federal.
Formado em Administracao Postal , e Administracao de empresas , e no momento cursa Letras na (FAFIRE- RECIFE-PE)
Cliquem para saber mais 

Espero que tenham gostado da nossa dica de hoje , eu já li , tenho e mega recomendo :) 

Nenhum comentário: