02 outubro 2012

Entrevista Beto Lima


Entrevista Beto Lima 

Autor de : Amor Igual 



Saiba mais clicando na resenha -- > AQUI
 
Quero agradecer Beto, imensamente por ter aceitado bater esse papinho conosco, estou mega feliz e honrada te-lo aqui . 

B.L. “Eu que agradeço pela oportunidade que você está me dando para que as pessoas me conheçam um pouquinho mais!”


1- Como surgiu a vontade de se tornar escritor?
 
B.L. “Olha Dani, no meu caso tudo aconteceu por acaso, o fato é que eu estava em depressão por causa de um amor platônico não correspondido de minha adolescência, ao ponto de chegar a ficar doente por causa disso. Em 2003 tive tuberculose, o que de fato fez com que eu colocasse o “pé no freio” em tudo que estava fazendo da vida naquele momento. Tranquei a faculdade para me tratar e só fiquei por conta do trabalho que não tinha como largar naquele momento. Foi nesse período que comecei a ler os livros da Danielle Steel, que foi a minha grande inspiradora para essa obra. Em seus livros ela sempre fala sobre a luta de mulheres que passam inúmeras dificuldades em busca de um grande amor e que ao final de um jeito ou de outro terminam felizes, realizadas. Lembro-me que li “Galope de Amor”, “Final de Verão” e “Vale a pena viver”. Esse último foi o que mais me chamou atenção, pois o protagonista era um escritor de TV. Daí após terminar essa última leitura pensei: Por que não criar um personagem que se encaixe com algumas passagens de minha vida, e que esse possa ter um final feliz ao contrario de mim? E foi assim, no início nem eu mesmo acreditei que chegaria aonde cheguei, mas a obra está ai para comprovar isso.”
 
2 - Como foi o processo de escrever Amor Igual? Quanto tempo demorou para estar finalizado?
 
B.L. “Não foi fácil. Iniciei os primeiros rascunhos em 2003 ainda manuscritos, pois na época não tinha nem computador e nem máquina de escrever. Em 2004 comprei uma máquina e daí datilografei as primeiras 20 páginas da obra. Me lembro que nessa época já curado da tuberculose, eu estava desempregado aqui em Juiz de Fora (MG) minha cidade natal, com isso, em janeiro de 2005 fui para o Rio de Janeiro (RJ) morar com meu pai e acabei arrumando um emprego por lá em um shopping na zona norte da cidade. Confesso que já tinha engavetado o projeto nesse momento, mas certo dia, indo trabalhar, com quem que eu dou de cara? O próprio, o meu grande amor platônico da adolescência, dai descobri que ele tinha uma loja de informática no terceiro andar do shopping e eu trabalhava no segundo. O fato é que todos aqueles sintomas de depressão começaram a voltar depois disso, logo a fim de enterrar essa história de uma vez por todas já que eu não tinha coragem de chegar até ele e falar tudo que eu sentia, mergulhei de cabeça no projeto do livro. Acabou que não fiquei trabalhando muito tempo nesse shopping, dai, me recordo que naquele ano de 2005 escrevi as primeiras 86 páginas, daí no ano seguinte tive que parar por causa da faculdade, e também porque fui morar sozinho, eu sei que a trancos e barrancos foram longos quatro anos e meio para concluir toda obra, mas valeu a pena!” 
 
 
3- Seus personagens tem um encanto único , se inspirou em alguém próximo ?

 
B.L. “Sem dúvida Dani! Posso te dizer com segurança que os dois protagonistas da história tem muito haver com a minha personalidade. Lembro-me assim que uma amiga minha terminou de ler o livro ela me disse: “Chris, quem te conhece sabe que esses personagens são exatamente como você!” de fato isso eu não posso negar, mas fora eles, os demais também foram homenagens que prestei a grandes amigos meus que estavam comigo naquele momento difícil de minha vida. Alguns foram invenção da minha mente fértil, os quais tinham que existir para que a obra fizesse sentido, mas a maioria é real em algum sentido.” 

 
4- Cite um trechinho que você mais gosta, vamos deixar as pessoas com mais vontade de ler Amor Igual.
 
-          Antes de ir eu quero uma coisa...
-          Que coisa? – Perguntou Alexandre curioso.
-          Isso. – Felipe então agarrou o rapaz beijando-o na boca novamente assim como na noite anterior, beijo esse um tanto quanto demorado, mas que acabou tendo como resultado ambas as partes ofegantes e excitadas.
-          Nossa Felipe! Por que você fez isso?
-          Pra você não se esquecer de mim. Eu sei que não quis dormir comigo essa noite por causa desse tal de Fernando, mas se caso um dia você desencanar dele de vez, sabe onde me encontrar! – Alexandre nada respondeu apenas observando o rapaz. – Tô indo nessa Xande! Se cuida, viu?
-          Valeu! – Nisso, Felipe seguiu até a porta do elevador e apertou o botão chamando-o, enquanto Alexandre ficou da entrada de sua casa observando-o. (...)
 
B.L. “O mais engraçado desse personagem Dani (o dentista Felipe), é que ele é completamente fictício, me inspirei em um determinado artista de televisão para escrevê-lo. Mas o lance é que me apaixonei por ele, só que não podia dar um final mais feliz para ele com o personagem principal (Alexandre), se não perdia o sentido da trama, mas foi legal!”

 
5- Qual foi sua maior dificuldade para a publicação do livro? E como venceu os obstáculos?

 
B.L. “Infelizmente hoje em dia no Brasil, escritores iniciantes não tem a devida atenção que merecem das grandes editoras. Me lembro de ter enviado o original para análise para umas 15 editoras diferentes, e todas me mandaram um e-mail muito educado por sinal dizendo que não tinham interesse em publicar a obra. Acho que isso é muito vago, eles deveriam promover algum evento para a descoberta de novos autores, sei lá algo que estimulasse as pessoas a escreverem mais, pois tenho certeza que tem muitos escritores bons por ai com excelentes obras engavetadas, as quais não publicam justamente por causa dessas barreiras entre autor e editoras. Eu posso dizer que sou bem teimoso, e embora tivesse obtido 15 respostas negativas, não desisti do objetivo de publicar meu livro, daí me cadastrei na “Mesa do Editor” que é uma ponte entre editoras e autores, e foi por meio dela que conheci a Editora Baraúna, e o seu projeto de publicação de livro e impressão por demanda, que sai muito mais barato do que se eu fosse mandar imprimir cinco ou dez mil cópias do meu livro para vender de porta em porta nas livrarias. O mais legal é que pelo contrato meu livro fica a venda no site deles por um determinado período, e essa parte de marketing que é uma das mais caras para o autor, fica a cargo deles. Achei muito engraçado quando vi minha foto no Google, relacionada ao nome do livro (rsrsrsrs), mas o fato é que nossa parceria tem sido boa!” 
  
 
6 - Quais são seus planos, tem projeto novo pintando por ai? Se sim, conte-nos um pouquinho... 

 
B.L. “Tem sim, estou pleiteando uma bolsa de Criação Literária oferecida pela FUNARTE (Fundação Nacional das Artes) que descobri por acaso nas minhas férias em julho passado quando fui a Salvador (BA), e conheci um amigo que é mestrando em Letras na UFSC. Quando falei da minha obra atual (Amor Igual) ele me deu a dica dessa bolsa, daí por sorte consegui inscrever meu projeto na última semana e mandar para eles. Tudo dando certo, até a metade do ano que vem meu segundo livro já estará publicado, por hora só posso torcer!”
 

7 - Como as pessoas podem ficar por dentro das novidades do seu trabalho? 
 
B.L. “Olha Dani, te confesso que sou meio avesso a certos tipos de tecnologia, com isso não sei nem como criar um blog, e pra te falar a verdade não tenho muito interesse em aprender. A página do livro no Facebook é o canal que utilizo para me comunicar com meus leitores. Quem quiser falar comigo, basta acessar a página “Amor Igual” e postar sua pergunta, crítica ou sugestão. Pode demorar um pouco a resposta, pois como sou professor, não tenho muito tempo para internet, mas me comprometo a responder sempre que for solicitado.”
 
8 - Quem se interessou pelo seu livro pode adquiri-lo como? 
 
B.L. “Bem, como eu disse, por se tratar de um livro feito sob demanda, não existe estoque do mesmo. Com isso, quem quiser adquirir um exemplar, pode comprar diretamente pelo site da Editora Baraúna no link a seguir (aqui), ou também por encomenda nas livrarias CULTURA e SARAIVA. Para quem prefere o livro digital (eBook), ele está disponível no site da Livraria da Travessa (aqui) e também no site da EbookCult – Livros digitais (aqui). O valor do eBook é de R$14,90, e o livro físico no site da Baraúna sai por R$44,90 mais o frete.”
  
9 - Como esta sua agenda? Algum evento? Convide nossos seguidores. 
 
B.L. “Sei que para a maioria não será possível, mas no dia 9 de novembro aqui em Juiz de Fora (MG) vou fazer uma noite de autógrafos para convidados. Meus amigos por aqui me cobraram muito, pois como o lançamento oficial foi na Bienal do Livro de São Paulo, quase ninguém pode ir. Com esse evento pretendo divulgar o livro aqui em minha cidade. Você também está convidada Daniele, caso tenha como vir, me mande uma confirmação no Facebook que eu reservo um convite pra você, e isso vale para todos que se interessarem.” 
 
10 - Jogo rápido = B.L. “Adoooro!”
 
Sonho: “Ser reconhecido pelo meu trabalho.”
 
Livro: “O Espantalho” de Lourdes Gonçalves. Marcou muito minha infância...
 
Musica: “Só Deus é quem sabe” – Elis Regina (Álbum “Elis” 1980)
 
Filme: “Tootsie.” (com Dustin Hoffman – 1982)
 
Lugar: “Minha casa, meu cantinho.”
 
Deus: “Sintonia.”
 
Frase: “Nunca duvide da capacidade de um homem para sonhar, pois são seus sonhos que o aproximam do seu objetivo maior: A vitória.” – Christian Souza.
 
11 - No final deixe um recadinho para o Amantes de Livros 
 
B.L. “Gostaria mais uma vez de agradecer a oportunidade do espaço, e espero que com a minha obra possa estar ajudando de alguma forma aqueles que sofrem ou um dia já sofreram por amor, afinal de contas, nossa vida é muito curta, e foi feita para ser celebrada de alegrias e não de tristezas! Beijo grande galera!”



Beto obrigada mais uma vez pela amizade e confiança no blog :)

 

Amantes de livros , o livro é lindo e um enredo fantastico eu super recomendo !

 Tem promoçao rolando concorra a um exemplar...

Saiba mais Clicando aqui

 Espero que tenham gostado dessa entrevista gente ....
Ate a proxima !! 

Nenhum comentário: