30 dezembro 2012

Retrospectiva 2012 - Jeferson Rodrigues

Todo final de ano é comum que as emissoras de TV façam uma retrospectiva com os fatos mais marcantes do ano, que as pessoas lembrem das coisas que fizeram durante o ano que se acaba, e pensando nisso sugeri a minha amiga Daniele que fizéssemos uma retrospectiva com os melhores livros de 2012.

É uma tarefa ingrata ter que escolher, entre tantos, alguns para chamar de melhores do ano. Minha lista inclui três livros e mais uma menção honrosa, assim como eu faço quando escolho meus filmes favoritos do ano. Sei que deixei muitos de fora, mas isso não os torna menos importantes, pelo contrário, são fantásticos, mas como eu disse é muito difícil reduzir tantos a uma lista tão pequena. Então, sem mais delongas, vamos à eles. Cada livro acompanha um pequeno comentário do porquê ter sido escolhido para aquela posição:

3ª Posição:
  
Primeiro volume de uma trilogia de cinco (rsrs), O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams), é um livro repleto de bom humor. Conta como dois amigos conseguiram escapar da destruição da Terra com a ajuda de um ET. Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da sociedade atual. O livro trata, também, da busca do sentido da vida e além de divertir, faz pensar.

2ª Posição:


Talvez um dos melhores livros que li esse ano, só não está em primeiro, porque tinha que ser o segundo. A Cabana (William P. Young) é uma obra maravilhosa. Para aqueles que acreditam em Deus, uma forma de se sentir um pouco mais próximo Dele e entender Sua forma de agir, a reflexão proporcionada é soberba. 

1ª Posição:
Empatado com A Cabana como uma das melhores leituras desse ano, só não está em segundo, porque tinha que ser o primeiro. Em Chamas (Suzanne Collins) apresenta uma estória fantástica, reunindo vários gêneros em uma só obra: suspense, romance, aventura, entre outros. Uma fórmula perfeita para os amantes de livros. Para saber mais vocês podem ler minha resenha aqui

Menção Honrosa
Tá legal, eu sei, o livro ainda nem foi lançado e vocês devem estar se perguntando: "Como ele coloca como menção honrosa, um livro que só será lançado em 2013?". Eu explico: eu fui uma das pessoas que receberam um degustação do livro e posso dizer sim, que temos uma obra bem feita. Com uma escrita leve, com pitadas de humor e personagens muito simpáticos, esse livro que será lançado em 2013 é uma ótima pedida para os fãs e as fãs de romance. Como a degustação já me deixou satisfeito, posso dizer que o livro merece com certeza a minha Menção Honrosa desse ano.

Nenhum comentário: